De Jeri a Santiago
segunda-feira, 5 de março de 2012
si
O presente, manter a cabeça no presente, talvez seja a coisa mais difícil de fazer. Ou melhor, era. Treinar essa faculdade torna a vida prazerosa. Todo dia eu vou criar um atalho, todo dia vou me encontrar comigo e meu universo. Todo dia. Sempre. é isso que permite à gente viver pelo coração. Alegria, entusiasmo, ir onde o coração bate mais forte. Sempre. Sem pensar. Sempre será assim.
E o final escrevendo do Brasil...
Sabe, filho, talvez se esta viagem fosse solta eu teria escrito um verdadeiro diário, mas exatamente o contrário, foi uma viagem para ser espontânea, para deixar fluir o sentimento, em vez da cabeça. Por isso, algumas vezes nao conseguia um local para te escrever e tal....
Mas saiba, que esta talvez tenha sido a viagem mais importante da minha vida até agora. Pois ela me deu uma injeção de ânimo, uma alegria de tentar fazer as coisas acontecerem. Espero te contar sempre que puder. Hoje você tá vendo novela, e você queria que eu estivesse juntinho. Fazer o queê... te viciei em novela, agora aguento... mas a gente ainda vai se divertir.
um beijo
Carla
Mas saiba, que esta talvez tenha sido a viagem mais importante da minha vida até agora. Pois ela me deu uma injeção de ânimo, uma alegria de tentar fazer as coisas acontecerem. Espero te contar sempre que puder. Hoje você tá vendo novela, e você queria que eu estivesse juntinho. Fazer o queê... te viciei em novela, agora aguento... mas a gente ainda vai se divertir.
um beijo
Carla
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Beija flor
Dia 17
Filho, hoje acordei com um beija flor na minha cabeca. Na verdade, acordei antes pra fazer pipi, mas voltei pra cama - quer dizer, o saco de dormir -, vendo o céu clarear, e ouvindo os beija flores.
Ainda estava escuro, e confesso que ainda tenho um pouco de medo. Mas aqui só tem bichinhos pequeninos. Nestes cinco dias aqui na montanha (desde o dia 13) aprendi tanta coisa... Uma delas é como é importante cuidar da natureza, meu anjo. O mundo se preocupa cada vez mais em comprar, comprar, comprar, consgtruir, construir, construir, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, e sem se importar com a destruicao da mae natureza... isso nao é bom. o planeta é nosso e a natureza é nossa fonte de tudo. Alimentos, inspiracao, cuidados, paz, beleza.
A mae natureza é generosa, anjo. Se voce cuidar dela, ela te devolve muito. Aqui tem tantas flores, amoras, ervas.. meu Deus, minha deusa! as ervas sao plantinhas que curam! Bem, nesta viagem descobri qual será o destino da noss apróxima viagem: Amazönia!!
Filho, hoje acordei com um beija flor na minha cabeca. Na verdade, acordei antes pra fazer pipi, mas voltei pra cama - quer dizer, o saco de dormir -, vendo o céu clarear, e ouvindo os beija flores.
Ainda estava escuro, e confesso que ainda tenho um pouco de medo. Mas aqui só tem bichinhos pequeninos. Nestes cinco dias aqui na montanha (desde o dia 13) aprendi tanta coisa... Uma delas é como é importante cuidar da natureza, meu anjo. O mundo se preocupa cada vez mais em comprar, comprar, comprar, consgtruir, construir, construir, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, e sem se importar com a destruicao da mae natureza... isso nao é bom. o planeta é nosso e a natureza é nossa fonte de tudo. Alimentos, inspiracao, cuidados, paz, beleza.
A mae natureza é generosa, anjo. Se voce cuidar dela, ela te devolve muito. Aqui tem tantas flores, amoras, ervas.. meu Deus, minha deusa! as ervas sao plantinhas que curam! Bem, nesta viagem descobri qual será o destino da noss apróxima viagem: Amazönia!!
Que tombo...
Hoje estou menos angustiada e mais ansiosa. Puxa, é dia 16 e estou há dias sem falar com voce. isso é estranho. Mas vamos em frente. Hoje comemos rapidinho e fomos para a cachoeira. Havia uma pedra enorme na água em que dava pra sentar. MAs as seis mulheres que estavam comigo foram sentar lá. Ia ficar apertado pra mim ali. Entao decidi nadar até outra pedra que ficava na lateral, e ainda tinha sombra. O sol aqui no Chile está muito forte, mas a água é tao gelada que refresca muito.
Fui até lá e fiz um esforco pra subir, pois a pedra era muito alta. MAs achei uma pedrinha onde consegui colocar o pé e fazer forca pra subir. Sentei na pedra e fiquei ali um pouco até decidir sair. Estava em silencio, a ordem era curtir o momento, sem dispersar. O silencio nos concentra e fortalece a sensibilidade. POis bem, segui a orientacao. E fui descer, buscando a pedrinha que havia me servido de escada, para fazer o caminho de volta.
Aiaiai, as águas brincaram comigo. Meu pé escorregou, e eu que detesto entrar com tudo na água, cai de bumbum e mergulhei... foi um tchibum! Mas foi uma delícia de refrescante!
Dei risada e fui pra cachoeira deixar a água bater nas costas, no coracao. A sensacao foi maravilhosa. Que coisa boa. Parece que o coracao me agradecia. Era como se ele me dissesse - obrigada, precisava disso pra limpar as sujeiras que ficam no caminho.. Rsrsrs.. foi bem legal...
Fui até lá e fiz um esforco pra subir, pois a pedra era muito alta. MAs achei uma pedrinha onde consegui colocar o pé e fazer forca pra subir. Sentei na pedra e fiquei ali um pouco até decidir sair. Estava em silencio, a ordem era curtir o momento, sem dispersar. O silencio nos concentra e fortalece a sensibilidade. POis bem, segui a orientacao. E fui descer, buscando a pedrinha que havia me servido de escada, para fazer o caminho de volta.
Aiaiai, as águas brincaram comigo. Meu pé escorregou, e eu que detesto entrar com tudo na água, cai de bumbum e mergulhei... foi um tchibum! Mas foi uma delícia de refrescante!
Dei risada e fui pra cachoeira deixar a água bater nas costas, no coracao. A sensacao foi maravilhosa. Que coisa boa. Parece que o coracao me agradecia. Era como se ele me dissesse - obrigada, precisava disso pra limpar as sujeiras que ficam no caminho.. Rsrsrs.. foi bem legal...
Curta, aprecie...
Hoje é dia 15, e nao acordei 100%. Na verdade, acordei meio esquisita, com o coracao esquisito. Nao poder falar com voce, Joao, foi uma das razoes apra me deixar de mal humor. Mas enfim, stou aqui, fui eu que busquei esta experiencia, e preciso vive-la. Nunca gostei de mato, gosto de praia. Mas beleza, vamos aproveitar.
As guias disseram pra gente - aproveitem o fogo e pecam a ele pra mandar a mesnagem do que voces precisam. Pois quando me vi angustiada, eu perguntei mentalmente ao fogo o que eu deveria fazer. E a resposta eu senti no coracao. ¨Desligue o cérebro e sinta com o coracao¨. E foi o que fiz durante o dia.
Olha que coincidencia, filho. Depois disso, fokmos tomar café (frutas) e abrimos um baralho sagrado, em que voce escolhe uma carta para interpretar os sentimentos das pessoas naquele momento. E ela dizia - Curta, aprecie.
Foi dia de apreciar. Visitamos uma cachoeira onde as pedras tem forma de uma tartaruga gigante! e de uma velhinha. Era muito lindo. Inda bem, no final de tudo, curti.
As guias disseram pra gente - aproveitem o fogo e pecam a ele pra mandar a mesnagem do que voces precisam. Pois quando me vi angustiada, eu perguntei mentalmente ao fogo o que eu deveria fazer. E a resposta eu senti no coracao. ¨Desligue o cérebro e sinta com o coracao¨. E foi o que fiz durante o dia.
Olha que coincidencia, filho. Depois disso, fokmos tomar café (frutas) e abrimos um baralho sagrado, em que voce escolhe uma carta para interpretar os sentimentos das pessoas naquele momento. E ela dizia - Curta, aprecie.
Foi dia de apreciar. Visitamos uma cachoeira onde as pedras tem forma de uma tartaruga gigante! e de uma velhinha. Era muito lindo. Inda bem, no final de tudo, curti.
Abelhas! quantas abelhas!
Hoje tomamos de café da manh{a uma enorme salada de frutas. Aqui se come pouco, bem pouco aliás. E pra dizer a verdade, nem sinto fome. é muita natureza. Tomamos banho no rio. E nem escovamos o dente com pasta para nao poluir o rio.
Hoje fomos até uma cachoeira. tinha uma erva que tinha o poder de... limpar os medos. Nao tive dúvidas. Sentei ali em cima e pedi pras plantinhas limparem todos os meus medos. Enquanto isso, tive de lidar com mil abelhas que ficavam em torno da gente. Ficavam ali, rodeando, incomodando, mas nao picavam. Quer dizer, as outras mocas, que agora já viraram amigas, foram picadas. Soube que elas na verdade nem sao abelhas, dizem que sao uma variacao de abelhas, chamadas ¨chaquetas¨. Como as chaquetas rodearam a gente. Mas decidi nao dar muita bola pra elas. Mas uma me picou no peito. E doeu bastante... mas passou.
Depois, tarde quase noite, comemos salada. Quando escureceu, nao tinha o que fazer. Fomos dormir. Nesse dia, parece que as ervas para tirar o medo me obedeceram. Mas mandaram os medos para os sonhos. Tive um monte de pesadelos. Inclusive de que havia um terremoto e a pedra que ficava sobre a minha cabeca, onde eu dormia, comecava a cair. Que medo. Que bom que os medos aparecem nos sonhos. Assim eles ja se tornam uma imagem real, e podemos acordar e dizer - ah, o medo virou pesadelo. Agora nao existe mais...
Hoje fomos até uma cachoeira. tinha uma erva que tinha o poder de... limpar os medos. Nao tive dúvidas. Sentei ali em cima e pedi pras plantinhas limparem todos os meus medos. Enquanto isso, tive de lidar com mil abelhas que ficavam em torno da gente. Ficavam ali, rodeando, incomodando, mas nao picavam. Quer dizer, as outras mocas, que agora já viraram amigas, foram picadas. Soube que elas na verdade nem sao abelhas, dizem que sao uma variacao de abelhas, chamadas ¨chaquetas¨. Como as chaquetas rodearam a gente. Mas decidi nao dar muita bola pra elas. Mas uma me picou no peito. E doeu bastante... mas passou.
Depois, tarde quase noite, comemos salada. Quando escureceu, nao tinha o que fazer. Fomos dormir. Nesse dia, parece que as ervas para tirar o medo me obedeceram. Mas mandaram os medos para os sonhos. Tive um monte de pesadelos. Inclusive de que havia um terremoto e a pedra que ficava sobre a minha cabeca, onde eu dormia, comecava a cair. Que medo. Que bom que os medos aparecem nos sonhos. Assim eles ja se tornam uma imagem real, e podemos acordar e dizer - ah, o medo virou pesadelo. Agora nao existe mais...
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
A cavalo pra montanha...
dIA 13
Nossa, hoje é dia 13, ainda faltam sete dias para acabar este encontro, mas ainda estou com um misto de sensacoes... Feliz, e apreensiva. Sei que voceh nao deve saber o que significa "apreensiva", mas é como ficar com medo. O que me espera? Será que vai ser legal? Eu nao conheco direito estas pessoas! Ah, mas hoje é o dia de subir aa montanha, onde vamos acampar por cinco dias, sem contato com ninguém. Só nós sete.
Que bom, amo cavalos e vamos pra lá. Meu cavalo na verdade é uma égua. é linda e se chama Marilin. Ela e eu nos entendemos bem. VAmos demorar mais ou menos uma hora e meia pra chegar no alto da montanha. MAs estamos indo. No caminho eu penso como eu gosto de andar a cavalo. E penso por que eu e voce nunca vamos fazer isto juntos... Bem, vamos ver o que a gente pode fazer a respeito né?
Puxa, uma das coisas que senti medo é de saber que vou ficar cinco dias sem falar com voc[e. Ainda bem que conseguimos falar hoje pelo celular. Ia ficar muito mal estes dias se nao conseguisse falar com voce antes de ir...
Bem, chegamos. E aqui, me disseram: - seu quarto é neste canto da floresta. É,meu quarto ficava ao ar livre, onde pude estender meu saco de ddormir. E do lado, um pedaco para fazer uma fogueira toda noite. Aqui nao tem luz. E nem tem banheiro igual em casa. É um banheiro diferente, chamado seco. Porque nao é como na cidade. é tudo natural. E soubemos que tomaremos banho todo dia sim, mas no rio que tem aqui e nas cachoeiras. Nossa, que aventura! VAmos viver como os índios e as índias vivem em alguns lugares e como as tribos viviam antes de existirem as cidades...
entao, vamos aprender a fazer fogo! Descobri que pra fazer fogo a gente coloca primeiro folhas secas, depois galhos pequenos. Acende um fósforo e pega fogo... E aí, coloca madeiras grandes para conservar o fogo... Muito legal. Passei no primeiro teste!
Nossa, hoje é dia 13, ainda faltam sete dias para acabar este encontro, mas ainda estou com um misto de sensacoes... Feliz, e apreensiva. Sei que voceh nao deve saber o que significa "apreensiva", mas é como ficar com medo. O que me espera? Será que vai ser legal? Eu nao conheco direito estas pessoas! Ah, mas hoje é o dia de subir aa montanha, onde vamos acampar por cinco dias, sem contato com ninguém. Só nós sete.
Que bom, amo cavalos e vamos pra lá. Meu cavalo na verdade é uma égua. é linda e se chama Marilin. Ela e eu nos entendemos bem. VAmos demorar mais ou menos uma hora e meia pra chegar no alto da montanha. MAs estamos indo. No caminho eu penso como eu gosto de andar a cavalo. E penso por que eu e voce nunca vamos fazer isto juntos... Bem, vamos ver o que a gente pode fazer a respeito né?
Puxa, uma das coisas que senti medo é de saber que vou ficar cinco dias sem falar com voc[e. Ainda bem que conseguimos falar hoje pelo celular. Ia ficar muito mal estes dias se nao conseguisse falar com voce antes de ir...
Bem, chegamos. E aqui, me disseram: - seu quarto é neste canto da floresta. É,meu quarto ficava ao ar livre, onde pude estender meu saco de ddormir. E do lado, um pedaco para fazer uma fogueira toda noite. Aqui nao tem luz. E nem tem banheiro igual em casa. É um banheiro diferente, chamado seco. Porque nao é como na cidade. é tudo natural. E soubemos que tomaremos banho todo dia sim, mas no rio que tem aqui e nas cachoeiras. Nossa, que aventura! VAmos viver como os índios e as índias vivem em alguns lugares e como as tribos viviam antes de existirem as cidades...
entao, vamos aprender a fazer fogo! Descobri que pra fazer fogo a gente coloca primeiro folhas secas, depois galhos pequenos. Acende um fósforo e pega fogo... E aí, coloca madeiras grandes para conservar o fogo... Muito legal. Passei no primeiro teste!
Assinar:
Postagens (Atom)