quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Beija flor

Dia 17


Filho, hoje acordei com um beija flor na minha cabeca. Na verdade, acordei antes pra fazer pipi, mas voltei pra cama - quer dizer, o saco de dormir -, vendo o céu clarear, e ouvindo os beija flores.

Ainda estava escuro, e confesso que ainda tenho um pouco de medo. Mas aqui só tem bichinhos pequeninos. Nestes cinco dias aqui na montanha (desde o dia 13) aprendi tanta coisa... Uma delas é como é importante cuidar da natureza, meu anjo. O mundo se preocupa cada vez mais em comprar, comprar, comprar, consgtruir, construir, construir, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, e sem se importar com a destruicao da mae natureza... isso nao é bom. o planeta é nosso e a natureza é nossa fonte de tudo. Alimentos, inspiracao, cuidados, paz, beleza.

A mae natureza é generosa, anjo. Se voce cuidar dela, ela te devolve muito. Aqui tem tantas flores, amoras, ervas.. meu Deus, minha deusa! as ervas sao plantinhas que curam! Bem, nesta viagem descobri qual será o destino da noss apróxima viagem: Amazönia!!

Que tombo...

Hoje estou menos angustiada e mais ansiosa. Puxa, é dia 16 e estou há dias sem falar com voce. isso é estranho. Mas vamos em frente. Hoje comemos rapidinho e fomos para a cachoeira. Havia uma pedra enorme na água em que dava pra sentar. MAs as seis mulheres que estavam comigo foram sentar lá. Ia ficar apertado pra mim ali. Entao decidi nadar até outra pedra que ficava na lateral, e ainda tinha sombra. O sol aqui no Chile está muito forte, mas a água é tao gelada que refresca muito.

Fui até lá e fiz um esforco pra subir, pois a pedra era muito alta. MAs achei uma pedrinha onde consegui colocar o pé e fazer forca pra subir. Sentei na pedra e fiquei ali um pouco até decidir sair. Estava em silencio, a ordem era curtir o momento, sem dispersar. O silencio nos concentra e fortalece a sensibilidade. POis bem, segui a orientacao. E fui descer, buscando a pedrinha que havia me servido de escada, para fazer o caminho de volta.

Aiaiai, as águas brincaram comigo. Meu pé escorregou, e eu que detesto entrar com tudo na água, cai de bumbum e mergulhei... foi um tchibum! Mas foi uma delícia de refrescante!

Dei risada e fui pra cachoeira deixar a água bater nas costas, no coracao. A sensacao foi maravilhosa. Que coisa boa. Parece que o coracao me agradecia. Era como se ele me dissesse - obrigada, precisava disso pra limpar as sujeiras que ficam no caminho.. Rsrsrs.. foi bem legal...

Curta, aprecie...

Hoje é dia 15, e nao acordei 100%. Na verdade, acordei meio esquisita, com o coracao esquisito. Nao poder falar com voce, Joao, foi uma das razoes apra me deixar de mal humor. Mas enfim, stou aqui, fui eu que busquei esta experiencia, e preciso vive-la. Nunca gostei de mato, gosto de praia. Mas beleza, vamos aproveitar.

As guias disseram pra gente - aproveitem o fogo e pecam a ele pra mandar a mesnagem do que voces precisam. Pois quando me vi angustiada, eu perguntei mentalmente ao fogo o que eu deveria fazer. E a resposta eu senti no coracao. ¨Desligue o cérebro e sinta com o coracao¨. E foi o que fiz durante o dia.


Olha que coincidencia, filho. Depois disso, fokmos tomar café (frutas) e abrimos um baralho sagrado, em que voce escolhe uma carta para interpretar os sentimentos das pessoas naquele momento. E ela dizia - Curta, aprecie.

Foi dia de apreciar. Visitamos uma cachoeira onde as pedras tem forma de uma tartaruga gigante! e de uma velhinha. Era muito lindo. Inda bem, no final de tudo, curti.

Abelhas! quantas abelhas!

Hoje tomamos de café da manh{a uma enorme salada de frutas. Aqui se come pouco, bem pouco aliás. E pra dizer a verdade, nem sinto fome. é muita natureza. Tomamos banho no rio. E nem escovamos o dente com pasta para nao poluir o rio.

Hoje fomos até uma cachoeira. tinha uma erva que tinha o poder de... limpar os medos. Nao tive dúvidas. Sentei ali em cima e pedi pras plantinhas limparem todos os meus medos. Enquanto isso, tive de lidar com mil abelhas que ficavam em torno da gente. Ficavam ali, rodeando, incomodando, mas nao picavam. Quer dizer, as outras mocas, que agora já viraram amigas, foram picadas. Soube que elas na verdade nem sao abelhas, dizem que sao uma variacao de abelhas, chamadas ¨chaquetas¨. Como as chaquetas rodearam a gente. Mas decidi nao dar muita bola pra elas. Mas uma me picou no peito. E doeu bastante... mas passou.

Depois, tarde quase noite, comemos salada. Quando escureceu, nao tinha o que fazer. Fomos dormir. Nesse dia, parece que as ervas para tirar o medo me obedeceram. Mas mandaram os medos para os sonhos. Tive um monte de pesadelos. Inclusive de que havia um terremoto e a pedra que ficava sobre a minha cabeca, onde eu dormia, comecava a cair. Que medo. Que bom que os medos aparecem nos sonhos. Assim eles ja se tornam uma imagem real, e podemos acordar e dizer - ah, o medo virou pesadelo. Agora nao existe mais...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A cavalo pra montanha...

dIA 13

Nossa, hoje é dia 13, ainda faltam sete dias para acabar este encontro, mas ainda estou com um misto de sensacoes... Feliz, e apreensiva. Sei que voceh nao deve saber o que significa "apreensiva", mas é como ficar com medo. O que me espera? Será que vai ser legal? Eu nao conheco direito estas pessoas! Ah, mas hoje é o dia de subir aa montanha, onde vamos acampar por cinco dias, sem contato com ninguém. Só nós sete.

Que bom, amo cavalos e vamos pra lá. Meu cavalo na verdade é uma égua. é linda e se chama Marilin. Ela e eu nos entendemos bem. VAmos demorar mais ou menos uma hora e meia pra chegar no alto da montanha. MAs estamos indo. No caminho eu penso como eu gosto de andar a cavalo. E penso por que eu e voce nunca vamos fazer isto juntos... Bem, vamos ver o que a gente pode fazer a respeito né?

Puxa, uma das coisas que senti medo é de saber que vou ficar cinco dias sem falar com voc[e. Ainda bem que conseguimos falar hoje pelo celular. Ia ficar muito mal estes dias se nao conseguisse falar com voce antes de ir...

Bem, chegamos. E aqui, me disseram: - seu quarto é neste canto da floresta. É,meu quarto ficava ao ar livre, onde pude estender meu saco de ddormir. E do lado, um pedaco para fazer uma fogueira toda noite. Aqui nao tem luz. E nem tem banheiro igual em casa. É um banheiro diferente, chamado seco. Porque nao é como na cidade. é tudo natural. E soubemos que tomaremos banho todo dia sim, mas no rio que tem aqui e nas cachoeiras. Nossa, que aventura! VAmos viver como os índios e as índias vivem em alguns lugares e como as tribos viviam antes de existirem as cidades...

entao, vamos aprender a fazer fogo! Descobri que pra fazer fogo a gente coloca primeiro folhas secas, depois galhos pequenos. Acende um fósforo e pega fogo... E aí, coloca madeiras grandes para conservar o fogo... Muito legal. Passei no primeiro teste!

Pra ouvir o coracao...

Dia 12

Hmmm, estou aqui exatamente por que mesmo? Ah, filho, preciso te dizer que vim aqui acalmar a cabecinha, que pensa demais pra trabalhar, e deixar o coracao bater mais alto e comandar os próximos passos da minha vida. Os adultos muitas vezes pensam demais, e foi um desejo muito grande, uma certeza de que tinha de vir para cá fazer parte desta brincadeira para cuidar de mim.

A Ninita sempre diz que sua mae era um pouco independente desde crianca, que gostava de ficar sozinha de vez em quando. Desde que voce nasceu, nunca ficamos longe tanto tempo... Vinte dias, uma eternidade. Mas um dia voce vai ser adulto e talvez sinta a mesma coisa. Ou nao... mas é bom ficar sozinho para ouvir o coracao e saber exatamente o que ele quer. As vezes, no corre corre do trabalho a gente só pensa em coisas assim: trabalhar, fazer supermercado, pagar as contas, ver a licao do Joao, arrumar a cama dele... e assim por diante. E a gente esquece de ouvir o coracao. A mamae veio aqui ouvir o coracao dela.

Hoje tomamos um café da manh{a muito gostoso. pao integral, abacate, geleia natural de amoras. Aqui tem muitas amoras! a gente pega no pé e sao super doces!!

Depois, fomos tomar um banho de cachoeira. E cantamos. Eu sou a mais nova do grupo. A mais velha tem 70 anos! Uma mulher incrível, que viajou o mundo todo ensinando as mulheres a ouvir o coracao e cuidar da natureza. Ela se chama Luzclara. Foram os índios que deram esse nome a ela...

O que a mamae veio fazer aqui...

Dia 11

Estou com muito sono... mas vamos lá, cinco mulheres e duas xamäs. Trës argentinas, uma chilena, eu e duas que vao nos orientar. Estou morrendo de sono, mas me esforco para ouvir tudo. Minha cabeca nao para e bocejo o tempo todo. Que chato, as pessoas perceberam que estou com sono. Explico que perdi dois avioes. Mas é feio, ninguém me conhece né? Fico sem graca.. Mas nao tem jeito.

Fomos entao fazer Temascal, um ritual indígena, em que entramos numa espécie de oca de barro, em que pedras incandescentes sao colocadas ao centro, para gerar vapor. Para os índios, essa oca representa a barriga das mamaes. É como voltar aa barriga da mae e limpar todas as coisas negativas que estao na sua mente e no seu coracao,e fazer os desejos para uma nova etapa em sua vida. Entramos nuas e só há mulheres. Foi muito legal. A gente fica morrendo de calor. Mas faz bem e relaxa.

E fomos dormir depois. Numa oca bem grande. Muito legal. Vamos ver o que nos espera amanh{a...

beijos

Indo para o Chile....

Filho,

esta experiëncia eu nao pude contar dia a dia, como foi em Jeri, pois nao havia sinal de celular. Mas anotei num caderno como se estivesse passando para voce. Agora, passo a limpo.


Dia 10

Que início complicado... Saí de Fortaleza hoje de manha, fiz escala em Sao Paulo, e... perdi o avi{ao para o Chile. Nao foi culpa minha, o aviao da TAM atrasou, e quando fui pegar o outro aviao, que era da companhia LAN CHile, para chegar ao Chile, o moco me disse - a senhora chegou tarde e nao podera embarcar agora.. Só mais tarde.

Fiquei desesperada e nervosa. Irritada, acabei reclamando mais do que devia com o responsável. Besteira. Ele também se irritou e disse que nao faria nada pra me ajudar. A mamae as vezes exagera na bronca e depois estraga o clima.

Licao 1 = Nao reclame com raiva. Devemos colocar nossas ponderacoes, mas jamais com raiva. Eu tava com raiva. Tudo porque achei que chegaria cedo ao Chile. Com a troca do aviao, iria chegar bem tarde.

Bem, mal humorada, acabei aceitando a mudanca. Mas a chatice nao acabou nesse dia... a companhia aerea mandou eu entrar as 6 da tarde na sala de embarque. E nao entrei. Entrei aas 6h30, pois o voo sairia aas 7h20! Mas nao, regras sao regras, e perdi o aviao de novo... Dessa vez, eu chorei. Isso porque me disseram que eu so poderia viajar no dia 11. E se assim fosse, eu perderia o curso. Imagina como estava a mamae.. em panico... o jeito foi ir conversar com a TAM, a responsável pelo primeiro atraso do aviao. Explique a situacao, e desta vez, com calma. Já havia aprendido duramente a licao. Deu certo. Uma moca deu um jeito. Em vez de viajar direto para o Chile, tive de pegar um avia{o para Buenos Aires, e lá trocar de aeronave para ir a SAntiago. Resultado: cheguei no Chile aas 3 da manha!!!

EStava realmente chateada e frrustrada e preocupada de ter feito a tia Marta, a Marcela e a Ana me esperarem até essa hora... Pois bem, foi o jeito.

De qualquer forma, chegamos aa casa delas, tomei um chazinho como sempre fazemos e comecamos a conversar. Estava ansiosa pra falar com elas, afinal de contas a mamae delas morreu ha 3 semanas e estavam com dodoi no coracao. Queria estar com elas. As seis da manha a Ana foi embora, e a tia Marta froi dormir. Eu e Marcela conversamos ate as 11 da manha... E o meu curso comecava ao meia dia!!! O jeito foi sair correndo e sem dormir. Foi duro, mas foi bom conversar com as primas. Estava com saudades delas. E vamos em frente.

bj

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ben, o heroi

Quarta, 8

Meu parceiro de viagem neste dia foi novamente Ben, o bombeiro francês. Fomos até Tatajuba de buggy, e no caminho passamos por uma lagoa onde vi cavalos marinhos. A paisagem era deslumbrante ali das dunas. Mas nao me joguei, acho que estou velhinha pra isso. Mas fomos às lagoas, e fiquei amiga de Ben. Me contou uma história que me deixou, digamos, perplexa.

Ele dizia que um dos dias mais importantes da vida dele aconteceu há uns três meses, quando fortes chuvas atingiram a França e dezenas de pessoas ficaram ilhadas nas ruas. "Resgatei sete pessoas que estavam com água no pescoço",contou um orgulhoso Ben. "Foi um dia realmente especial", completou.

Fiquei impressionada em saber que a rotina dele era bem, mas bem diferente da minha. Eu tento salvar o português e as informaçoes corretas para os leitores das minhas reportagens. Ele salva vidas diariamente. Seu esforço é muito menos cerebral e totalmente instintivo. Vida e morte todos os dias. Fiquei feliz de teh lo como companheiro de viagem.

Ficamos bem amigos, almoçamos juntos na volta e depois nos despedimos pios ele embarcava para SAlvador. O melhor das viagens são os locais que visitamos mas também as pessoas que conhecemos. Sempre tem alguém com quem nos encantamos ou trocamos ideias. Ben foi o amigo da vez.

Quinta , 9

HOje, quinta feira, foi meu último dia em JEri. Sabendo disso, acordei cedo, terminei meu livro (368 págins!), tomei café da manhã, arrumei minha mala e deixei tudo pronto para curtir o dia. E assim foi. Passeei, busquei os últimos presentes, comi alguma coisa e depois, praia. Largada novamente feito lagartixa na areia, embaixo de uma árvore. Que sensação deliciosa. A praia estava divina, e triste abandonar uma cidade tão gostosa... Mas faz parte. Depois de 15 anos, Jeri me encantou novamente, e descobri que na minha idade, apreciamos muito mais sabores que aos 25, idade que eu tinha quando vim. MAs tudo faz parte, claro.

Jeri me deixou com gostinho de quero mais. Me imaginei passar um mês com você lá. Tenho certeza eu vc ia gostar. Confesso, sempre sonhei em largar o trabalho e viajar uns três meses com você por praias do país. mas preciso de tempo e bastante dinheiro, e nao sei se terei o suficiente até você desencantar de viajar a sós com mamãe. Mas sonhar faz parte...

Saí de Jeri as 8 da noite, e cheguei há pouco a Fortaleza. Estou aqui, vou dormir,e amanhã, voo para Santiago do Chile. VAmos ver o que nos espera...

um beijo

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ben, o bombeiro

É, hoje me rendi ao passeio de bugue, e digo que valeu a pena. Dividi o buggue com um casal muito simpático da Argentina, e com Ben, um bombeiro que veio da França para o Brasil porque as passagens eram baratas. Pesquisou sobre o pais, e se mandou.

Fomos ver a Pedra Furada, a Lagoa Azul, a Lagoa Paraíso. Aventura. No que era pra ir de barquinho, fomos os 4 nadando. Depois, curtindo as piscinas, lagoas naturais. FAntástico.

Ben é um cara legal, tem 26 anos, nao fala bem inglês, que dirá português. Mas é boa gente, e muito simpatico. Tirou fotos pra mim pois eu tava sem. E era desengonçado e simpático.

O bonito, Joao, nao é a lagoa. é tudo, é o clima, o sol, a duna, o tempo, s pessoas. Nosso motorista, o Gil, era um cara gente boa também. O Ceará tem algo de muito bom mesmo. Não viria aqui pela terceira vez es nao fosse isso..

bjos

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Caminhada...

Segunda 6

Ontem comprei duas mangas antes de voltar pro quarto. Deixei na minigeladeira, e entao descasquei uma e comi olhando pela varanda o mar a minha frente. Fui dormir até que cedo, e hoje acordei cedo. tomei café e fui caminmhar... hoje fui pros lados das dunas, e decidi amndar até onde minhas pernas conseguissem.

O vento contrário, com a areia nos olhos é uma barreira natural, que a gente tenta superar, ao mesmo tempo em que se diverte com sua força e seu contato. Caminhei até, tanto tanto, até uma ponta quase. Voltei, cheguei a deitar na duna para sentir o sol bater no peito. Mas a areia entrava no meu ouvido. O vento maluco.

Andei de volta, até o local onde entrei no mar ontem. E achei muitas pedras muuuits. E em algums, faziam-se minilagoas. Pois deitei ali, olhando o céu azul intenso, e numa esteira natural, eu fiquei tomando sol. Uma delícia.

Hoje o dia foi gostoso. Li, andei, dormi. Comi manga de novo agora, depois de com er um peixe maravilhoso.

um beijo

CArla

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Aventura à moda antiga

Filho,

vou te contar por aqui minha aventura. Faz muito tempo que nao uso a escrita para descrever o que ando fazendo. Entao vou descrever aqui, um diário pra você e pra mim.

Sexta feira 3/Sábado 4


Trabalhei, tive de chegar cedo, mas fiz tudo rapidinho. Fui pra casa, acabei a mala, e aeroporto. O aviao saiu 00h35, eu dormi, e acordei em Fortaleza, aas duas e meia da manhã. Até sair, era 3h40, e daí peguei a van. Cheguei cedo em Jeri, aas 8 da manhã. Dormi um pouco e fui passear. O sol generoso mostrou que tudo valeu a pena pra chegar aqui.

O vento em Jericoacoara é muito forte. Tentei ler na praia. mas precisa ter paciência com a força do vento, que traz a areia fina.

De noite sai, tinha uma inauguraçao da praça, com o prefeito daqui.
Preferi passear, e fui ver o mar. Vi uma das coisas mais lindas da minha vida. A lua refletida no mar. A maré estava bem recuada, e consegui ir bem pra dentro. A lua linda iluminava tudo. Conheci duas meninas bacanas, que me acompanharam, e ficamos as 3 sob a lua sentindo a luz nas nossas cabeças. Mágico.

Domingo 5

Café da manhã gostoso, um sol bonito, o dia acorda. Fiz amizade com uma hóspede e tomamos café juntas, conversamos mais de hora. Fui pra praia. Outro espetáculo. O sol refletido na água deixava ver a silhueta das pessoas que estavam no mar, incluindo quem estava praticando windurf. deitei, li.. já li 98 páginas do livro. O vento reclama, mas o sol forte, o céu azul e essa paz estimulam...

Mais tarde, subi a duna. O vento parecia que ia me carregar de tão forte. mas insisti em ficar ali para ver o sol se por. e valeu a pena. o sol fica de uma cor laranja fantástica quando está baixando. e sob ele, o mar, com ondas desenhadas. mas o momento de felicidade foi descer da duna. parecia uma escada fofa de algodão. os pés afundavam. Gostoso demais.

beijo